Acadêmico
Prático
2019
Educação de Adultos e Mudanças Globais
Linkoping University, Suécia
2016
Coaching Executivo
com Andrew Neitlich
Center of Excellence for Executive Coaching, EUA
2010
Especialização (Pós-Graduação) PICT (Parks Inner Child Therapy)
Anglia Ruskin University, Inglaterra
2009
Especialização (Pós-Graduação) Terapia Cognitivo Comportamental
Reading University, Inglaterra
2008
Especialização (Pós-Graduação) Psicologia de Traumas
Oxford Cognitive Therapy Centre (OCTC), Inglaterra
2007
Certificado Avançado em Aconselhamento Cristão, HE Level III ACC
Newbold College, Inglaterra
2008
Formação em Ciências Comportamentais, cum laude
Andrews University / Newbold College, EUA / Inglaterra
2014 - atualmente - Empreendedora EAD e Fundadora do Projeto Jabez
Atendimento Individual, Escola Online para Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Capacitações em Soft Skills, Onboarding de Executivos, Processos de Seleção (em parceria com A priori RH - Curitiba), Treinamentos e Palestras, Avaliações de Perfil de Liderança + Gestão da Equipe Clínica Projeto Jabez que atende usando a abordagem da TCC (terapia cognitivo-comportamental).
2011 - 2014 - Vice-diretora do Departamento de Terapia Assistida por Golfinhos, Ucrânia
Atendimento para crianças com necessidades especiais e famílias
(paralisia cerebral, autismo, síndrome de Asperger, traumas, etc.) Supervisão de processos, coordenação da equipe e agenda, etc.
2009 - 2011 - Psicóloga Clínica, Oxfordshire MIND, National Health Service, Inglaterra.
Atendimento clínico individual e em grupos para adultos com depressão, ansiedade e transtornos relacionados parte do projeto nacional <IAPT Improving Access to Psychological Therapies> Treinamento especializado em TCC e prática supervisionada de tratamentos empíricos para depressão, ansiedade, síndrome de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, entre outros. Treinamentos, palestras e eventos abertos à comunidade
2007 - 2010 - Psicoterapeuta e Coordenadora de Terapias em Grupo, Home Office Forensic Services @Broadmoor Hospital, Inglaterra
Broadmoor Hospital é um hospital de doenças mentais de segurança máxima, uma das três instituições desse nível de segurança na Inglaterra. O hospital é internacionalmente reconhecido pelas pesquisas e trabalho exemplar com pacientes de alto risco, considerados uma ameaça à sociedade e à si próprios. Partindo de uma iniciativa do governo inglês, aplicam-se terapias específicas na tentativa de reabilitar os pacientes (homens, ofensores sexuais, sentenciados e ainda considerados de alto risco, com possibilidade de recaída se voltar à sociedade)
Avaliações psicológicas, sessões individuais e em grupo, reeducação psicológica, atividades vocacionais e de reabilitação. Dado o nível de risco: supervisão individual e em grupo, 2-4 horas por semana; treinamento extensivo, altamente especializado e contínuo com os melhores psicólogos, sociólogos e criminólogos do país.
TREINAMENTO DE DESTAQUE NO PERÍDO:
-
Técnicas Avançadas de Entrevista Motivacional,
-
Facilitadora de Grupos Terapêuticos Avançado,
-
Avaliações de Transtornos de Personalidade,
-
Proteção da Criança, Avançado, Home Office Forensic Services, Broadmoor Hospital, West London Mental Health Trust, National Health Service - Inglaterra.
2008 - 2009 - Professora no Curso de Aconselhamento Cristão, University Centre Stratford, Londres, Inglaterra.
Aulas para grupos em Further Education Level II and III.
2007 - 2011 - Psicoterapeuta, Integrative Counselling Services, Wokingham -Inglaterra.
Atendimento clínico individual e em grupos para adultos.
Um pouco da história
1985 – Nasci na Ucrânia leste, ainda parte da União Soviética. Cresci falando Russo e Ucraniano, caminhando para escola nas trilhas cavadas na neve e com temperatura de até -19ºC no inverno (se chegasse aos -20ºC eles cancelavam a escola kk). Via o mar uma vez por ano, por uns dias no verão, quando visitava a família na Crimeia. A praia lotada de gente, suja e sem vista nenhuma, mas junto com minha irmã, cada uma ganhava 1 sorvete por dia, e por isso achávamos o MÁXIMO!
1999 – Já na Ucrânia independente, decidi aprender inglês. Estudei para passar no exame de admissão para o primeiro colégio particular da cidade, que ficava a 90 minutos de casa. Pegava um bonde e um ônibus pra chegar.
2000 – Participei de um concurso com toda turma, a cidade e o país. O concurso era o tal de intercâmbio para os EUA, mas ninguém acreditava que isso poderia acontecer de verdade, nem eu. Afinal, nunca havia saído da minha cidade até então. Nunca havia andado de metrô. Era fascinada pelas escadas rolantes (não tinham muitas onde eu morava). Nem imaginava como seria estar em um avião.
2001 – Depois de ter passado por 4 etapas do concurso, recebi uma carta convite para os EUA. Fui escolhida, junto com outras 100 crianças da Ucrânia. Os pais, assustados mas sabendo que era uma oportunidade única, colocaram só uma condição: eu iria somente se tivesse uma igreja adventista no local. Quando confirmaram a cidade americana, Sioux Falls, na Dakota do Sul, descobrimos que não tinha quase nada lá, mas tinha a igreja.
2002 – Então, passei um ano nos EUA. Estudei na escola pública, aperfeiçoei meu inglês e me apaixonei pela psicologia, da qual nem sabia da existência até então. Um plano começou a criar forma em minha mente: estudar psicologia. Em minhas buscas, começou a aparecer o Newbold College, na Inglaterra.
2003 – A Exchange Family, junto com a igreja adventista, fizeram uma vaquinha e se ofereceram para pagar o primeiro ano da minha faculdade na Inglaterra. Era um carinho além de qualquer expectativa! O único dinheiro que a minha família ucraniana podia oferecer naquela época era a passagem de 43 horas, de ônibus, Kiev – Londres.
2003-2006 – Trabalhei e estudei ao mesmo tempo. Limpei casas, trabalhei em um lar de idosos, em um restaurante, em um museu e dei aulas de violino para crianças. Ao iniciar o estágio, me apaixonei pela psicologia em trauma. Foi amor a primeira vista! Então, me especializei e comecei a prática clínica nessa área com uma supervisora de altíssimo padrão.
Enquanto terminava a faculdade, fiz 3 especializações ao mesmo tempo (em Resolução de Traumas Psicológicos na Oxford University, em Parks Inner Child na Anglia Ruskin University e em Terapia Cognitivo-Comportamental na Reading University). Ahh, mais uma coisa: no mesmo período conheci um tal Daniel Meder, brasileiro que só falava em voltar para o Brasil. Eu não tinha, absolutamente, nenhum plano de ir para o Brasil.
2007-2009 – Comecei a trabalhar no Broadmoor Hospital (hospital de segurança máxima, com ofensores sexuais). Era um trabalho duro, perigoso e desgastante, mas o crescimento profissional era sem igual.
Comecei a atender em uma clínica particular também. Aprendi a dirigir comprei meu primeiro carro, um Peugeot velhinho. Feliz da vida. Entre trabalho e o último ano na faculdade, fiz vários outros cursos, todos na área de psicologia clínica.
2009-2011 – Através de uma iniciativa do governo britânico, recebi um convite para trabalhar em Oxford. É a cidade mais linda que já conheci (até hoje!). Com excelente treinamento e supervisão, aprendi mais sobre transtornos de depressão, ansiedade e outros. Continuei atendendo na clínica particular, voltava para Ucrânia uma vez por ano e viajava pela Europa e Reino Unido.
2012 – O tal Daniel Meder aparece de novo. Dessa vez nos dois já estávamos formados, com carreiras encaminhadas e com condições de vida um pouco mais humanas (em comparação com os tempos de estudante). Aceitei o convite para vir conhecer o Brasil e dessa vez não escapei mais.
Voltei, brevemente, para Ucrânia, a fim de providenciar a documentação e mudar definitivamente para o Brasil. A espera é longa! Depois de 3 semanas sem fazer nada, não aguentei mais as primeiras “férias da minha vida”. Arrumei um trabalho: terapia assistida por golfinhos. A experiência foi tão incrível que somente o Daniel Meder me fez sair de lá.
2013 – Mas o Brasil me chama e eu vou. Casamento, lua de mel e então.... o ano mais difícil da minha vida. Nada nesse mundo, nem mesmo dar aulas de violino para crianças, foi mais complicado do que aprender o português e me achar no novo país.
2015 – Só por Deus, me tornei fluente no bendito português. Agora, era livre para construir, mais uma vez, a profissão que amo. Sendo esposa de pastor, reinventei o nicho. Estudei coaching nos EUA, fiz mestrado em Aprendizado de Adultos na Suécia e montei uma empresa boutique em desenvolvimento pessoal e profissional. Viajei palestrando e aumentei a equipe.
2017 – Finalmente realizei um sonho de longa data: registrar as histórias de superação dos meus avós cristãos que viveram na época do comunismo. Uma pequena equipe foi até a nossa casa na Ucrânia e filmou durante uma semana, voltando ao Brasil com horas e horas de matéria gravada. Em breve espaço de tempo, o documentário que foi editado em 3 partes, estaria pronto. Você gostaria de assistir? Vou deixar o vídeo aqui em baixo, venha!
2018 – Nasce o Projeto Jabez, reunindo a Missão pessoal e a convicção espiritual. Daniel Meder continua sendo a inspiração, o pior crítico e o maior fã! Compartilhamos uma nova paixão: buscando trazer um cristianismo relevante para comunidades pós-modernas, plantando igrejas fora do padrão estabelecido. Com este projeto viajamos palestrando e compartilhando experiências no Brasil, Japão e EUA.
2020 - Recebemos um convite mega especial para participar de uma Missão, que continuaria essa paixão. Logo iríamos para Tóquio, como parte de uma equipe com a mesma visão, para servir as pessoas nessa grande cidade. Um caos em meio a pandemia, finalmente conseguimos chegar no Japão em Dezembro de 2021. Deixamos o conhecido mais uma vez. Nos abrimos para aprendizados, obstáculos, tristezas e celebrações. Nossa linda Sofia nasceu aqui em Tóquio, mudando nossas vidas para sempre.
Atualmente – Juntos, imperfeitamente, mas teimosamente, procuramos viver a vida plena que Deus sonha para nós. Buscamos meios de compartilhar essa vida com os outros.